Fossa Biodigestora, já ouviu falar?
Sistema desenvolvido pela Embrapa é ótima solução para propriedades rurais
Aqui na pousada estamos inseridos em uma realidade diferente da urbana; o sistema de tratamento de esgoto fornecido pela prefeitura não cobre as áreas rurais. Portanto, procuramos uma solução que se adaptasse à nossa realidade e que fosse ambientalmente sustentável.
Descobrimos este modelo de Fossa Biodigestora desenvolvido pela Embrapa para oferecer aos moradores de zonas rurais uma solução para tratar o esgoto dos banheiros. Com esta fossa os efluentes são lançados dentro de um sistema de caixas d’água ligadas uma a outra e não no solo, córrego ou rio, prática comumente observada em vários locais do País.
Mas, afinal, o que é biodigestão? Trata-se de um processo onde ocorre o consumo de material orgânico por microrganismos. Ou seja, o esgoto proveniente dos banheiros passa um sistema que reduz a carga de agentes biológicos perigosos para a saúde humana.
Basicamente, o sistema funciona assim: o esgoto é armazenado nas caixas d’água, a este efluente é adicionado o esterco fresco de vaca que trabalha para “limpar” os resíduos humanos e, ao final do processo, temos um líquido biofertilizante que pode ser utilizado para adubar árvores, milho, capim entre outros.
Trata-se de um material rico em nutrientes como nitrogênio, fósforo e potássio (NPK). Este biofertilizante não tem microrganismos causadores de doenças para o ser humano e possui material orgânico estabilizado.
Conhece alguém que vive em ambiente rural ou gostou do assunto? Compartilhe!
Quanto mais acesso às pessoas tiverem à assuntos como este, maiores são as chances de vivermos em sintonia com a preservação ambiental.
Este material foi preparado tendo como fonte a cartilha “Como montar e usar a fossa séptica modelo Embrapa” que está disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1004077/como-montar-e-usar-a-fossa-septica-modelo-embrapa-cartilhas-adaptadas-ao-letramento-do-produtor